Quem tem, no quarto dos seus bebés, um daqueles muda-fraldas para trocador insufláveis do IKEA?
E, quem gostaria de ter uma capa gira para o forrar, fácil de fazer e económica?
Hoje mostro-vos como o fazer, num DIY (faça você mesmo), muito simples de efetuar e ótimo para principiantes (como eu!). Eu usei a máquina de costura, mas podem fazê-lo cosendo à mão, se não tiverem máquina de costura (apesar de demorar um pouco mais e dar um pouco mais de trabalho).
Editei a mensagem porque uma das leitoras me alertou que este muda-fraldas já não está à venda no Ikea, mas sim, um muito parecido, mas um pouco mais comprido. O modo de o fazer é igual, apenas precisaram um pouco mais de tecido. Nos materiais necessários, faço a distinção se usam um muda-fraldas dos antigos ou dos novos! ;)
Material necessário
- tecido de algodão (muda-fraldas antigo - 160 x 62 cm; muda-fraldas novo - 175 x 62 cm)
- 4 tiras de fita de cetim de 35/40 cm cada com cerca de 4/5 cm de diâmetro
- fita de bordado inglês (muda-fraldas antigo - 160 cm; muda-fraldas novo -170) - opcional
- linha de costura da cor do tecido
- material básico de costura (tesoura, alfinetes, etc).
Andava, já há algum tempo, à espera deste tecido floral lindo que mandei vir do ebay e, quando chegou, fiquei fascinada por ainda ser mais bonito ao vivo. Mas, podem fazer esta capa com o tecido que preferirem, por exemplo, a forra que tinha no trocador que comprei quando estava grávida do meu filho era azul com estrelinhas brancas. Podem usar flores, bolinhas, riscas, estrelas ou mesmo tecidos lisos. O que gostarem mais e que fique harmonioso com a restante decoração do quarto!
Passo 1 - Começamos por trabalhar com os lados do tecido que têm 62 cm e de um desses lados, colocamos as fitas de cetim (duas, uma à esquerda outra à direita), com cerca de 15 cm de distância das margens laterais. Efetuamos o mesmo para o outro lado do tecido com os 62 cm.
Passo 2 - Fazemos duas dobrinhas com cerca de 1,5 cm cada (como se fossem bainhas), fixamos com os alfinetes e cosemos com um ponto corrido. As fitas de cetim ficarão fixas nessa costura, pois ao dobrarmos o tecido, também as dobramos juntamente com ele.
Passo 3 - Dobramos o tecido ao meio, mas do avesso, ou seja, com as partes que serão o exterior da capa, frente com frente. Entre eles, em cada um dos lado, colocamos o bordado inglês, com a parte bordado voltada para o interior, como se vê na fotografia (tecido-bordado-tecido).
Passo 4 - De seguida, colocamos os alfinetes para fixar e cosemos cada um desses lados. Aconselho depois a fazerem um ponto em zigzag por toda a costura (chulear) de modo a que não comece a desfiar com as lavagens.
Passo 5 - Agora é só voltar a capa para o lado direito (relembro que cosemos do lado avesso), enfiar no muda-fraldas insuflável pelo lado que ficou aberto e fazer dois laços com as fitas de cetim.
Rápido e fácil, não é?
No quarto dos pequenos, temos um móvel trocador do IKEA onde está o muda-fraldas, como vêm nas primeiras fotografias. Mas, como sei que muitas de vós têm o muda-fraldas em cima de uma cómoda, tirei umas fotografias também em cima da cómoda, para verem como fica. A meu ver, até fica mais bonito, pois dá para ver bem os laços! ;)
Aconselho a fixarem o muda-fraldas ao trocador ou cómoda com uma fita adesiva dupla, para não haverem acidentes, pois pode deslizar facilmente.
Na cómoda...
Instagram: @thebowmommy
Etiquetas: DIY