Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Baby Ballerinas and Bonnet


 
A coisinha mais amorosa, não é?
 
Adorei fazer esta touca e sapatinhos de bebé estilo "ballerina", que são ainda mais bonitos ao vivo, acreditem. São muito fáceis de fazer, com pontos básicos e sem grandes técnicas, visto ainda ser uma principiante no tricot, não me arrisco em grandes aventuras pelo mundo das agulhas.

E que tal fazerem iguais para as vossas princesas? Vamos pegar nas agulhas e mãos à obra?

Material necessário:
- Agulhas de tricot n.º 2,5
- Linha para tricot da cor que preferirem que se adapte a uma agulha n.º 2,5.
- Fita de cetim
- Agulha de costura
- Tesoura


Touca
 Para realizar a touca, segui o esquema de um blog espanhol que adoro, "Oh Mother Mine", cujo link deixo aqui. É um blog ótimo para quem quiser aprender a tricotar ou costurar, com vídeos de fácil compreensão. No final do esquema é que fiz uma pequena alteração. Como podem ver nas imagens do blog "Oh Mother Mine", na parte inferior da touca, fez-se um "prolongamento" da touca com a linha, de modo a colocar um botão e a fazer a sua casinha, para apertar a touca. No meu caso, não fiz esse prolongamento e apenas cosi uma fita de cetim pelo interior, para depois apertar a touca, dando um ar mais romântico à mesma.

Sapatinhos "ballerina"
Para fazer os sapatinhos é só seguir o esquema que deixo no final do post. Depois de concluído, é só coser com a agulha de costura as extremidades do sapatinho com a linha que sobrar e fazer uma pequena laçada na parte traseira superior, para colocar a fita de cetim na parte de trás e fazer um laço. Deixei a fita de cetim suficientemente grande para poder dar uma volta ao tornozelo da bebé, de modo a que não caia com os seus movimentos.

E eis o resultado!

Vista de frente
  

Vista de trás
 

 Para fazerem os sapatinhos "ballerinas", é só seguir o seguinte esquema, começando por montar 42 pontos e seguindo com pontos de tricot. Estes sapatinhos apenas servirão à bebé nos primeiros meses de vida, provavelmente entre os 1 e 3 meses, consoante o seu crescimento. Se quiserem um pouco maiores, podem fazê-lo, usando umas agulhas de tricot com tamanho superior e linhas mais grossas, ou aumentando o número de pontos de início (por exemplo, começar com 52 em vez de 42 pontos) e adaptar o esquema a esse número de pontos. Já a touca deve servir durante um período um pouco maior, uma vez que fiz do tamanho dos 0 aos 6 meses.

Esquema dos sapatinhos "ballerinas"

 
Agora é só pegar nas linhas e agulhas e fazer magia! ;)
 
 
O The Bow Mommy também já está no Facebook e no Instagram!
 
 

2 comentários:

  1. Olá
    Tem imenso jeito para fazer estas pecinhas tão fofas. Eu acho que não teria, mas também nunca tentei, pelo menos no que toca ao tricot.
    Vou ser mamã pela primeira vez, e os receios são tantos que me tranquiliza imenso ler as experiências de outras mães.
    Vou ser uma leitora assídua.

    Continuação de uma boa gravidez e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Elena, também achava que não tinha jeito nenhum... Nada como experimentar! ;) Muitas felicidades para a sua gravidez também.

    ResponderEliminar