Provavelmente, uma das melhores amigas de uma recém-mamã: a almofada de amamentação!
Facilita, e muito, a posição das mãe para dar de mamar aos seus bebés, evitando que fiquem inclinadas e com dores de costas, e possibilita dar de mamar em várias posições. E, mesmo para as mamãs que não amamentam, também pode ser uma excelente ajuda para dar o biberão, alivia o peso no braço em que seguram o bebé e evita que estejam tão curvadas.
Além da questão da amamentação, também pode ser usada à volta dos bebés, quando estão na fase de começar a querer sentar-se mas ainda se equilibram pouco e, assim, evita que caiam para os lados ou para trás e se magoem.
É até útil para as noites das grávidas. Colocado entre as pernas ajuda imenso a ter um bom posicionamento e a dormir melhor. Grávidas com uma grande barrigão, às vezes é muuuito complicado ter posição para dormir, não é? Eu bem sei, e nesta gravidez, usei a antiga almofada do meu filho quase do início ao fim e eram um alívio. E, quando estive internada no hospital durante a gravidez fez-me uma falta...
E que tal serem vocês a fazerem a vossa almofada de amamentação?
Neste post, mostro-vos como!
Prometo que é fácil e não precisam de ser profissionais da costura! Muito pelo contrário, eu sou uma principiante e autodidata (a internet é uma verdadeira escola!) e achei que era um projeto sem dificuldade alguma.
Prometo que é fácil e não precisam de ser profissionais da costura! Muito pelo contrário, eu sou uma principiante e autodidata (a internet é uma verdadeira escola!) e achei que era um projeto sem dificuldade alguma.
Material necessário:
- tecido de algodão (cerca 160x130 cm - dividido em duas porções com cerca de 80 x 65 cm)
- enchimento para almofadas
- enchimento para almofadas
- material de costura (linha de costura, agulha, máquina, tesoura, giz de costura, fita métrica)
Agora, mãos à obra!
Passo 1 - Dobramos o tecido ao meio e seguimos as indicações da imagem abaixo. Com o giz de costura, fazemos um desenho como o de baixo, com as medidas indicadas
Passo 2 - Recortamos por essa marca e voltamos a fazer o mesmo com a outra porção de tecido. Ou seja, dobramos o tecido ao meio e, para as marcações ficarem iguais, colocamos a parte do tecido já recortada no passo 1 por cima, fixamos com alfinetes e marcamos a porção de tecido que está por baixo. Depois recortamos.
Passo 3 - Ficamos com as duas porções de tecido que vamos usar para fazer a almofada. De seguida, colocamos aquilo que irão ser as partes exteriores da almofada frente com frente, ou seja, iremos coser pelo avesso. Fixamos com alfinetes. E depois cosemos com um ponto corrido a toda a volta, com cerca de 1 cm de margem, mas deixando uma porção de cerca de 10 cm no meio da almofada por coser, que será por onde iremos virar a almofada do avesso para o lado direito e colocar o enchimento (na foto do passo 4 dá para ver melhor a localização). Para além de coser a toda a volta, aconselho a fazer uma costura em zigzag também a toda a volta para não ir desfiando com as lavagens e utilização.
Passo 4 - Depois da costura, aproveitamos o "buraco" com cerca de 10 cm para virar a almofada do lado avesso para o lado direito. Por essa zona, vamos colocando o enchimento da almofada, distribuindo-o, até ficar alta e fofinha. Por fim, fechamos esse "buraco" com uma agulha e linha, fazendo um ponto invisível.
E está feito!
Grávidas e recém-mamãs, se estão a pensar comprar uma, experimentem fazer aí em casa, vão ver como é fácil. Se não têm bebés pequeninos mas acharam piada ao projeto, podem fazê-lo para oferecer a uma amiga grávida! Acreditem que ela vai adorar e feito por vocês ainda terá um significado mais especial.
Este é o resultado!
Instagram: @thebowmommy
Se já não tivesse comprado uma, fazia eu porque até é bastante simples.
ResponderEliminarNão sei se fez algum saquinho para a 1a roupinha do bebé, mas eu gostava tanto de fazer um e não sei por onde começar, apesar de haver muita informação na internet. Mas a the bow momy tem o talento de simplificar bastante as coisas :)
Se tiver alguma dica partilhe que eu agradeço.
Beijinhos
Obrigada Elena, gosto de simplificar as coisas, até porque se forem muito complicadas nem lhe toco! 😉 Por acaso até fiz os saquinhos da primeira roupinha da bebé, que pode ver no post das primeiras roupinhas, mas não tirei fotos do passo a passo para explicar... :(
EliminarA minha mãe fez a minha almofada de amamentação, e no mesmo tecido de o muda fraldas portátil, e a minha tia sempre com,o mesmo tecido a bolsa dos documentos e bolsa de produtos higienicos para o bebé. Coisas feitas à mão tem outro significado.
Eliminar